sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - PROFESSORAS ARTISTAS ADRIANA ARAÚJO E VERÔNICA FERRAZ

No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.


A Professora Adriana Araújo contou para as crianças que o quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.


A professora Verônica Ferraz produzida de escrava, também comentou com as crianças, que os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, eles não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida.


Muitas pessoas eram contra essa forma de tratar os negros e várias tentativas aconteceram ao longo da história para defender seus direitos. Em 1871 a Lei do Ventre Livre libertou os filhos de escravos que ainda iriam nascer; em 1885 a Lei dos Sexagenários deu direito à liberdade aos escravos com mais de sessenta anos.


As crianças estão encantadas com a apresentação, criativa das professoras.


Trabalhar com aulas de forma lúdica, tende aumentar os conhecimentos das crianças, porque prende a atenção e  aprendem de forma prazerosa.


A Princesa Isabel foi a responsável pela libertação dos escravos, quando assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, dando-os direito de ir embora das fazendas em que trabalhavam ou de continuar morando com seus patrões, como empregados e não mais como escravos.


No final a professora Verônica Ferraz, lembrou as crianças, que o dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário